Painel 1: A formação do Universo e do Sistema Solar.

Tudo começou com o Big Bang!

O “Big Bang” foi uma grande explosão cósmica que teria ocorrido há 13,7 bilhões de anos no Universo. Neste processo, a Terra se formou há 4,5 bilhões de anos, integrada ao Sistema Solar.

Tópico 1 - Como o Universo se formou?

Big Bang_BDWebB
Big Bang_BDWebB

O Big Bang

Quando pensamos na formação do Universo, o conceito mais comumente aceito entre cientistas é o de que o Universo se formou a partir de uma grande explosão chamada de “Big Bang”. 

 

Não foi uma coisa tranquila: imagine uma imensa explosão, REALMENTE, a maior explosão que você possa pensar.

 

 

Leia mais:

http://paginas.terra.com.br/arte/observatoriophoenix/e_teoria/24_E16.htm

Via Lactea_BDWebB
Via Lactea_BDWebB

Universos e objetos galácticos

É difícil imaginar a noção de Universo.  A partir deste evento, surge o espaço, decorre o tempo que contamos hoje, surgem as estrelas e os objetos galácticos que conhecemos.  Acompanhe a explanação sobre o Big Bang.

Leia mais:

http://atlas.zevallos.com.br/bigbang.html

Vamos conhecer a rotina de uma estacão espacial!  Gostaria de ser um cientista?

Vamos conhecer um astrônomo: Prof. Ronaldo de Freitas Mourão que nos diz o que é ser um astrônomo. Apresentado por Jasmim Amaral de Medeiros.

Tópico 2 - Nosso ponto de referência é a Terra

Sistema Solar - Plutão, o nono elemento a partir do Sol é considerado agora um planetoide ou planeta-anão.

O Sistema Solar

Você sabe que o Sol é uma estrela e se encontra na Via Láctea, nossa galáxia (conjunto de estrelas).

O Sol e os oito planetas formam Sistema Solar.  À noite, quando olhamos o  céu vemos vemos a Via Láctea e suas estrelas e demais astros.

 

Conheça os tamanhos relativos dos objetos do Sistema Solar.

Vamos imaginar um modelo em que a Terra (raio de 6370 km) tem o tamanho de um grão de coentro (raio de aproximadamente 1mm), e todo o sistema planetário tem raio de aproximadamente 1 km.

Na nossa escala, cada milímetro corresponde a 6000 km (aproximadamente o raio da Terra).

 

Leia mais.

Harannnnnnnnnnnn!  Mas esta é uma aula do Calvin, amigo do Terry W. Virts, o astronauta! Terry filmou a viagem.  Gostou?

Veja mais:

https://vine.co/v/eWAvl01tllT


Acompanhe Terry no Twitter:

https://twitter.com/AstroTerry

Austrália_FotoNasa_BDWebB
Austrália_FotoNasa_BDWebB

A Terra

A Terra é o terceiro dos principais planetas do Sistema Solar. 

 

O Sistema Solar é um conjunto de oito planetas que orbitam em torno do Sol (recentemente, Plutão foi definido como planeta-anão, um planetoide, deixando de ser considerado um planeta como os demais). 

 

Tópico 3 - O Sistema Solar e as condições de vida na Terra

O Sol, fonte de luz e de calor, é o centro do Sistema Solar, do qual a Terra é um dos planetas. A Terra se encontra entre 1,49 a 2,50 milhões de quilômetros do Sol, conforme a estação do ano.

A importância da energia do Sol e os fatores que permitem haver vida na Terra.

Esta distância nos permite ter uma temperatura ideal para vida, termos água líquida e estarmos protegidos por planetas maiores contra choques com corpos celestes - asteroides.  São estes fatores que nos permitem ter vida na Terra como conhecemos.

Tópico 4 - Seres humanos: sua tecnologia, artefatos e impacto ambiental

Evolução: Homo erectus para Homo Sapiens_BDWebB
Evolução: Homo erectus para Homo Sapiens_BDWebB

A evolução do homem.

Neste ambiente se deu a evolução da vida como conhecemos ao longo de bilhões de anos. 

 

Diversas eras e épocas se passaram e surgiram inúmeras espécies, muitas extintas, cada uma adaptada ao seu ambiente.  Continentes se formaram e  o homem (Homo sapiens) surge na face da Terra há 200.000 anos e se espalha pelo mundo graças à sua inteligência e tecnologia.

Cameleiro_Mar Vermelho_BDKEdit
Cameleiro_Mar Vermelho_BDKEdit

Homem e tecnologia

Como veremos, o homem se torna um grande predador e, por sua tecnologia, domina a Terra.  Ao mesmo tempo, modifica a Terra violentamente, como estudaremos.  Embora com todo este poder, o homem é o mais recente fenômeno do planeta.  Observe:

 

O tempo geológico

“...A Terra existe há 4,5 bilhões de anos, uma idade difícil de imaginar. As primeiras formas de vida conhecidas na Terra foram as bactérias e algas azul- esverdeadas que apareceram há 3,5 bilhões de anos. As plantas e animais só começaram a se desenvolver há 570 milhões de anos. A partir daí , milhares de espécies de plantas e animais proliferaram, evoluíram e alguns até se extinguiram como os dinossauros.

 

Conheça mais sobre os homens primitivos do Brasil: cocô fóssil, tigre dente-de-sabre e preguiça gigante...

”...Além de ossadas, os arqueólogos têm encontrado na região de Lagoa Santa uma série de outros vestígios dos homens pré-históricos que habitaram o lugar e que ajudam a compreender seus hábitos. É fácil verificar que eles se encontravam na Idade da Pedra Polida, observando seus machados, alguns bem trabalhados, que deveriam servir a rituais (veja foto ao lado), segundo Rosângela Albano.


Mas eles também usavam a pedra lascada, para fazer pontas de lanças. Outros vestígios que ajudam a verificar que esses homens eram coletores e que também caçavam, eventualmente, são restos de fogueiras e de alimentos, e os coprólitos (fezes), que são cocôs pré-históricos fossilizados, como se vê noutra das fotos em detalhe ao lado. A análise desses coprólitos, por exemplo, permite estudar que tipo de alimentação tinham - basicamente frutos, folhas e raízes, além de alguma carne, quando conseguiam caça.

A luta pela sobrevivência envolvia ainda o convívio com grandes animais, como o gliptodonte, um imenso tatu de cerca de um metro de altura; a preguiça gigante, que podia ter mais de três metros quando apoiada sobre as patas traseiras; e o tigre-dente-de-sabre.

Leia mais:

http://ocandelabrodojhon.blogspot.com.br/2012/02/pre-historia-brasileira.html

 

Em contrapartida, os cavalos que habitavam a região eram pequenos, menores que um cachorro pastor alemão, como atestam ossos achados pelo próprio Peter Lund, ainda no século passado, numa gruta em Matosinhos, que ele batizou de Lapa dos Cavalos. De acordo com Rosângela Albano, Lund foi o primeiro a encontrar ossos de cavalos pré-históricos na América. Um desses ossos pode ser visto no Centro de Arqueologia de Lagoa Santa...”

Leia mais

http://www.lagoasanta.com.br/homem/index.htm

Índio brasileiro_Centro-Oeste_BDKEdit
Índio brasileiro_Centro-Oeste_BDKEdit

Exercícios– Painel 1

Leia o texto abaixo e responda:

O aparecimento do homem.

                        O tempo geológico

“...A Terra existe há 4,5 bilhões de anos, uma idade difícil de imaginar. As primeiras formas de vida conhecidas na Terra foram as bactérias e algas azul- esverdeadas que apareceram há 3,5 bilhões de anos. As plantas e animais só começaram a se desenvolver há 570 milhões de anos. A partir daí , milhares de espécies de plantas e animais proliferaram, evoluíram e alguns até se extinguiram como os dinossauros.

 

Comparando toda a história da Terra com uma fita de gravação de uma hora e meia, o homem só apareceria quando faltassem apenas cinco segundos para o fim e os últimos dois mil anos não seriam sequer um estalo...”

http://paginas.terra.com.br/informatica/paginadodelphi/PageEvolucao/Index.htm

 

Você concorda ou discorda deste cálculo?

 

Discuta com seus colegas e professor na sala de aula e faça os cálculos.

 

 

Entrar em Ex-Painel 7

 

          Retornar ao Tutorial Unidade 2.

 

           Retornar à Área de Testes - Demos para escolher outra matéria.

Rev_060716   Rev- 291116