Textos para leitura 1 

A confirmação da teoria de que o homem moderno teve origem na África é um dos resultados mais recentes da parceria entre genética e arqueologia. De acordo com um estudo publicado na revista Nature em 7 de dezembro de 2000, os Homo sapiens partiram do continente africano em algum momento dos últimos 100 mil anos. Dali, eles seguiram em direção à Europa, Oriente Médio e Ásia e promoveram a expansão para o resto do mundo. Leia mais:

http://cienciahoje.uol.com.br/especiais/genetica-e-arqueologia-de-maos-dadas/homem-moderno-nasceu-na-africa

Textos para leitura 2

Em 2010, a equipe anunciou ter encontrado sinais de que na região da caverna Qesem oHomo Sapiens já existia há 400 mil anos. 

A descoberta pode representar uma mudança na teoria mais amplamente aceita de que o Homo Sapiens surgiu 200 mil anos atrás, na África. 

'Chave do enigma' 
"Desde a descoberta, há um ano, fizemos um trabalho de integração de todos os dados e chegamos à conclusão que a nutrição é a chave do enigma", disse Barkai. 

O arqueólogo afirma que nessa área geográfica os elefantes desapareceram há 400 mil anos, levando o Homo Erectus a se desenvolver muito mais rapidamente. Já na África, o mesmo processo se deu 200 mil anos depois. 

Leia mais:

http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/extincao-de-elefante-fez-surgir-homem-moderno-no-oriente-medio-d/n1597406515336.html


Entrar em Ex-Painel 7

 

          Retornar ao Tutorial Unidade 2.

 

           Retornar à Área de Testes - Demos para escolher outra matéria.