Painel 8 - O mundo neolitico e os primeiros mapas

Tópico 1 - Conhecendo e se orientando no tempo e no espaço

A construção do espaço geográfico

 

Tempo e espaço são as duas referências fundamentais do homem. Estamos sempre num certo lugar, num determinado tempo. Cada ação nossa pressupõe um espaço, um certo decurso de tempo, uma situação e a geração de um contexto onde os fatos ocorrem e adquirem sentido. Nada ocorre fora das coordenadas de espaço e tempo em nossas vidas.

 

Embora espaço ( aqui, ali, acolá) e tempo (ontem, hoje e amanhã, cedo, tarde, já, agora) sejam noções abstratas, elas adquirem concretude como referências em nossas vidas.

 

Quais as perguntas que nos fazemos para nos localizarmos no tempo e no espaço?

Se, em relação ao espaço podemos responder às perguntas “- Onde? Aonde? Para onde?” sempre nos referindo a uma certa área, território, extensão ou região onde algo ocorreu, em relação ao tempo podemos responder à pergunta “- Quando?”

Como estudamos o mundo pensando no espaço e no tempo,os momentos onde os acontecimentos ocorrem SÃO MUITO IMPORTANTES PARA NÓS!

Tópico 2 - Como os homens se orientam no tempo?

Ao longo do tempo...medindo o tempo
Ao longo do tempo...medindo o tempo

Orientação no tempo

Ao nos orientarmos no eixo do tempo, devemos estar aptos a medir ou descrever o tempo decorrido. Podemos pensar o tempo em segundos, minutos e horas em termos de nossas atividades do dia a dia.

Podemos pensar em tempo presente, passado e futuro e medir ou descrever o tempo em dias, meses e anos.

  1. o presente – o dia, o momento em que estamos vivendo;

  2. no passado - dias, meses e anos que já vivemos;

  3. no futuro – dias, meses e anos que virão.

Podemos pensar o tempo em medidas ainda maiores:

  • biênios (dois anos);

  • triênios (três anos);

  • quadriênios (quatro anos);

  • quinquênios (cinco anos);

  • decênios ou décadas;

  • cinquentenários (comemorações de cinqüenta anos);

  • centenários e séculos (cem anos);

  • milênios (mil anos).

 

Exercício 1

 

No calendário cristão, estamos no terceiro milênio, no ano de 2012. Que isto quer dizer?

 

a)  Nosso calendário começou há 3.000 anos.

 b)  Nosso calendário começou em1.000 antes do nascimento de Cristo.

 c) O ano 2015 é o quinto ano,da segunda década do terceiro milênio depois de Cristo, que vai de 2001 a 2099.

 

Tópico 3- Conhecendo o mundo através de mensurações.

Vamos, agora, perceber como o fato de você usar uma fita métrica ou uma trena para medir algo é uma tremenda tecnologia.

Conhecendo o espaço através de medidas.

 

Ao procurarmos conhecer ou descrever o espaço, temos de pensar as medidas de superfície, as distâncias entre acidentes geográficos ou pontos referenciais.

 

Se medirmos pequenas distâncias, a distância entre dois móveis, uma pequena parede, uma pequena superfície de madeira, a pia da cozinha, um terreno, usamos uma fita métrica ou uma trena.

 

Normalmente a medida padrão será o metro (m) com:

> seus múltiplos ( decâmetro – 10 m, hectômetro – 100 m, quilômetro 1.000m); > e submúltiplos (decímetro – 0,1 m, centímetro 0,01m e milímetro 0,001m).    

 

Fita métrica básica e outras medidas...todas baseadas num padrão como o metro

Teodolito para medição de áreas e níveis.
Teodolito para medição de áreas e níveis.

Se medirmos distâncias entre cidades, uma rodovia, uma área de florestas, usamos instrumentos mais complexos como:

>> o teodolito;

>> fotos aéreas;

>>sensoriamento remoto através de satélites;

>>e mapas com escala já calculada e feitos a partir destes levantamentos, onde podemos calcular estas distâncias, normalmente em quilômetros e ter acesso aos acidentes geográficos.

 

Exercício 2

Observe a planta de um apartamento, comumente encontrado em folhetos publicitários.

 

Para cada centímetro da planta temos 1 metro de distância.


Monte uma equipe de trabalho com seus colegas.

Usando uma fita métrica, meça sua sala de aulas, determine a localização das carteiras, da mesa do professor e de possíveis armários e disponha o lugar da porta de entrada e das janelas.

 

Faça uma planta desta sala.

 

 

Tópico 4- O espaço geográfico como espaço construído pelo homem.

diversas vistas da Floresta da Tijuca
diversas vistas da Floresta da Tijuca
Vista do bondinho do Pão de Açúcar.
Vista do bondinho do Pão de Açúcar.

A representação do espaço em geografia através do tempo...com o auxílio de algumas fotos.

 

O espaço geográfico, objeto de nosso estudo em Geografia, é o espaço que vivenciamos e,no dia a dia,construímos.

 

Nossa cidade,o passado e a construção do espaço.

Interagimos com ele todo o tempo de nossa vida. Com ele nossos pais e avós interagiram e foram montando o espaço como hoje conhecemos.

 

Imagine que sua rua nem sempre foi como é hoje. Pode ter sido uma rua sem calçamento, pode ter sido uma trilha no mato, um matagal ou parte de uma floresta, ao longo do tempo.

 

O uso do espaço pelo homem, fez com que uma área de florestas como a Floresta da Tijuca, fosse, em primeiro lugar, uma floresta virgem (Mata Atlântica original), tenha se transformado numa área de cultivo de café, e, depois,tenha sido reflorestada e se tornado a floresta do Rio de Janeiro como a conhecemos.

 

Observe a transformação dos elementos naturais em culturais pela ação do homem.

 

Exercício 3- Se oriente,rapaz!

Quando pensamos o local de nossa moradia, como o espaço geográfico onde interagimos, temos de pensar nossa casa localizada numa rua e esta rua num bairro.

 

Podemos, a seguir pensar nosso bairro localizado em nosso município, isto é, a região que inclui nossa cidade.

 

Podemos a seguir, pensar o município integrado no conjunto de municípios que formam nosso estado.

 

Podemos pensar nosso estado entre os demais estados integrando o mapa do Brasil.

 

A seguir podemos pensar nosso país em relação ao nosso continente e aos demais continentes do mundo.

 

Com base nestes dados,escreva seu endereço.


Exercício 4- Aprendendo a usar o Google map.  

 

Siga as instruções abaixo e localize os diversos lugares sugeridos.

Inicie seu treinamento localizando a Mesopotâmia.

A seguir,localize os dez lugaresmais belos do mundo e que foram selecionados no slideshare abaixo.

Veja o Gabarito dos exercícios de aula em Gabarito Ex-Painel 8

Entrar em Ex-Painel 7

 

          Retornar ao Tutorial Unidade 2.

 

           Retornar à Área de Testes - Demos para escolher outra matéria.